Site de apostas será um dos patrocinadores da Globo na Copa do Mundo do Catar

Em contagem regressiva para a Copa do Mundo do Catar 2022, a TV Globo fechou mais um acordo milionário de patrocínio para as transmissões da maior competição internacional de seleções em TV Aberta. O grupo BRF, dono de marcas como Sadia e Perdigão, além do site de apostas Pixbet, se junta aos outros patrocinadores já acordados e serão os parceiros comerciais oficiais da TV Globo durante a cobertura da Copa do Mundo do Catar na TV Aberta, que acontece em novembro e dezembro deste ano.
O acordo é muito importante para as marcas, que desejam estar presentes no dia a dia dos torcedores na Copa do Mundo, evento que costumeiramente consegue parar o país. A TV Globo é a única dona dos direitos de transmissão do evento no Brasil, tanto em TV aberta, quanto em TV paga e também em streaming, tendo negociado pacotes de patrocínio diferentes para essas múltiplas plataformas.
De acordo com informações do portal jornalístico Meio e Mensagem, a Globo fechou com a Pixbet, marca de apostas esportivas que tem investido pesado em marketing e propaganda no futebol brasileiro, sendo patrocinadora de clubes como Flamengo, Santos, Juventude, Avaí, Goiás e América-MG, para divulgação nas transmissões em TV Aberta.
Betfair patrocina transmissões do SporTV
Em relação a TV Aberta, a Pixbet se tornará a primeira empresa relacionada com o segmento das apostas esportivas a ser parceira de uma transmissão da Copa do Mundo, no Brasil, em TV Aberta. “Estar na Copa do Mundo é um passo gigantesco para a Pixbet. Estamos muito orgulhosos por termos atingido esse patamar”, afirmou Ernildo Farias, fundador da Pixbet, ao portal Meio e Mensagem.
A previsão é que as exibições associativas da TV Globo com a Pixbet comecem a ser veiculadas a partir do próximo dia 22 de agosto. Na TV Aberta, a Globo terá a Pixbet, mas nas transmissões da TV Fechada, que acontecem no SporTV, canal da Globo nesse segmento, o parceiro é diferente. Antes do acordo com a Pixbet, a Globo já havia fechado com a Betfair, outra marca de apostas esportivas e principal bolsa de trading esportivo do mundo. Além da Betfair, estarão como patrocinadores das transmissões da Globo no SporTV as marcas Ambev, Claro, Samsung e Nubank.
Os patrocinadores da Globo na Copa do Mundo
Com as confirmações dos acordos com a Pixbet e a BRF, a Globo tem agora seis marcas como patrocinadores principais dos jogos da Copa do Mundo em TV Aberta, sendo eles Ambev, Claro, Itaú e Magalu, que também adquiriram as cotas de patrocínio para o maior evento esportivo do futebol. Segundo o portal Meio e Mensagem, as marcas Ambev, Claro, Itaú e Magalu já vem, inclusive, aparecendo nas chamadas e vinhetas da programação que abordam a Copa.
Entre os patrocinadores da TV Globo na TV Aberta, Ambev, Claro, Magalu e BRF também estarão presentes nas transmissões da Copa do Mundo no SporTV, que terá uma grade especial e dedicada para acompanhar todos os acontecimentos do campeonato de futebol no Catar. Samsung e Betfair fecham a lista de patrocinadores da TV Globo na TV Fechada.
Segundo informações do portal Meio e Mensagem, a Globo não chegou a divulgar a quantidade total de cotas de patrocínio oferecidas ao mercado publicitário para a Copa do Mundo do Catar e também não falou sobre os valores acordados com os patrocinadores já conhecidos. Contudo, o portal aponta que, geralmente, o grupo costuma trabalhar com o número de seis patrocinadores para a televisão aberta.
Na Copa do Mundo da Rússia, em 2018, foram patrocinadores da transmissão da emissora as marcas Ambev (Brahma), BRF, Coca-Cola, Itaú, Johnson & Johnson e Vivo. Segundo o portal Meio e Mensagem, na época, em 2018, a Globo cobrou o preço de R$ 180 milhões por cada uma das cotas de patrocínio da Copa. Estima-se, dentro do mercado, que o valor cobrado pela inserção dos patrocinadores das transmissões do Catar seja equivalente ou um pouco superior ao cobrado na Rússia.
Porta de entrada
As marcas de apostas esportivas que fecharam acordo com a TV Globo para as transmissões da Copa do Mundo do Catar estão dando um “tiro certo”, digamos assim. É óbvio que eu não tenho capacidade técnica ou financeira para avaliar os acordos das marcas de apostas com a televisão. Contudo, mesmo não sabendo ao certo quanto foi pago e nem mesmo como essas marcas pretendem recuperar esse investimento, é inegável que a exibição constante em um evento desse porte é benéfica para eles.
Pixbet e Betfair vão crescer ainda mais no Brasil durante a Copa. Esse crescimento, que já seria natural devido ao despertar da curiosidade que os seres humanos têm de conhecer as apostas esportivas durante eventos assim, deve ser potencializado, pois tanto Pixbet quanto Betfair serão as referências de muitos dos novos apostadores que surgirão no país. E a constante exposição em uma televisão que detém exclusividade de transmissão é o motivo para isso.
Diferente da Pixbet, que ainda é uma marca recente dentro do cenário das apostas esportivas, mas que já vem demonstrando muita força financeira para apoiar eventos e clubes, a Betfair é uma marca consolidada e com um histórico muito positivo entre os usuários brasileiros. A participação de uma empresa assim dentro da Copa do Mundo é o que chamamos de cereja do bolo para um planejamento de expansão.
Confesso que realmente não tenho como avaliar algumas das empresas de apostas esportivas que estarão em parceria com a Globo durante a Copa. E não posso porque não as utilizo no meu dia a dia. O que desejo é sucesso para todos aqueles que queiram trabalhar de forma séria dentro desse segmento no Brasil. Não temos mais espaço para ceder a casas de apostas que enganam clientes e se aproveitam de um mercado irregular para abusar do poder. Esperamos que os novos apostadores brasileiros sejam bem recebidos e, principalmente, respeitados por essas marcas.
Escrito por Sérgio Ricardo Jr