Patrocínios de casas de apostas na Premier League
Casa do Apostador Carregando...
Reino Unido volta a ameaçar patrocínios de casas de apostas na Premier League
qui 26 maio/22

Reino Unido volta a ameaçar patrocínios de casas de apostas na Premier League


A temporada da Premier League chegou ao fim, mas as polêmicas envolvendo o futuro da principal competição nacional de clubes do mundo ainda não acabaram. De acordo com informações da BBC Sport, um dos principais veículos de comunicação do Reino Unido, fontes anônimas revelaram ao canal que os governantes britânicos já estão com um rascunho de documento sobre a reforma do jogo no Reino Unido e algumas mudanças drásticas na relação entre casas de apostas e clubes da Premier League estão por vir.

 

Uma das reformas que devem ser implementadas no Reino Unido deve ser a proibição dos clubes de futebol da Premier League de manter marcas de casas de apostas como patrocinadores principais em seus uniformes. O jornal explica que esta documentação e a intenção de apertar o cerco contra as casas de apostas no Reino Unido já está em trâmite há algum tempo e, apesar dos atrasos, espera-se que as reformas sejam executadas em um futuro cada vez mais próximo.

 

Grande número de clubes afetados

 

Se a informação da BBC Sport for confirmada, um grande número de clubes da Premier League serão afetados e terão que reformular a sua relação com patrocinadores do segmento de jogos, tais quais as casas de apostas esportivas. Levando em consideração os clubes que disputaram a última edição do campeonato, metade dos 20 times da Premier League possuem alguma alusão a logotipos de marcas de apostas em suas camisas, sendo esses patrocínios uma fonte bastante considerável de receita dessas equipes.

 

Em relação aos clubes que disputam as divisões inferiores do futebol inglês, o comitê que trabalha na reformulação das leis sobre jogo no Reino Unido tem uma recomendação de dar mais tempo para que eles se ajustem às novas regras que estão por vir. Portanto, caso se confirme as mudanças na leis e o enrijecimento da relação com as casas de apostas, clubes da Championship e outras ligas inferiores devem ter mais tempo para eliminar gradualmente os seus patrocínios de casas de apostas.

 

De acordo com informações do jornal The Times, que também tem as mesmas informações da BBC quanto às mudanças no Reino Unido, os ministros britânicos “esperam chegar a um acordo com os clubes da Premier League na próxima quinzena para remover as empresas de jogo de suas camisas”. Ainda segundo o jornal, se os clubes que não concordarem e não cooperarem nessa mudança, o governo introduzirá uma proibição para as empresas de apostas.

 

Atraso da reforma dificulta mudanças

 

Um dos pontos muito reclamados pelos clubes da Premier League é em relação a indefinição das novas leis. Afinal, eles vão ser proibidos ou não? A falta de uma resposta clara sobre esse tema dificulta a cooperação das equipes, principalmente porque, com o fim da temporada, novos contratos de patrocínio estão sendo discutidos para os próximos anos. Sem uma posição definitiva dos ministros do governo britânico, os clubes vivem um momento de incerteza quanto aos novos contratos.

 

De acordo com informações do site IGaming Brazil, as casas de apostas apareceram como principais patrocinadoras em 9 dos 20 clubes que integraram a Premier League, elite do futebol britânico, na temporada 2021-2022, o que representa 45% das equipes contendo algum tipo de publicidade de empresas de apostas esportivas em destaque nos seus uniformes.

 

Segundo um relatório do portal especializado Palco 23, os clubes que tiveram as casas de apostas como principais patrocinadores neste período foram Burnley (SpreadEx), Crystal Palace (W88), Leeds United (Sbobet), Newcastle United (Fun88), Southampton (Sportsbet), West Ham United (Betway), Wolverhampton Wanderers (ManBetX) e dois dos que subiram esta temporada, Brentford (Hollywoodbets) e Watford (Stake).

 

Nova abordagem e terceirização da culpa

 

Quem acompanha de perto as notícias publicadas aqui na Casa do Apostador sabe que a pauta sobre uma possível proibição de patrocínios de casas de apostas em uniformes de equipes da Premier League e a divisões inferiores do futebol britânico não é nova. Isso tem acontecido devido a mudanças nos ministérios que cuidam desse setor no Reino Unido.

 

Com a chegada de Chris Philp, novo ministro responsável por atualizar as leis de jogos no Reino Unido, uma nova abordagem passou a ser adotada pelos parlamentares britânicos, que acreditam ser muito necessário que mudanças sejam adotadas para proibir o crescimento da indústria de jogos no Reino Unido. O principal motivador desse movimento são os aumentos de casos de problemas relacionados aos jogos entre os britânicos.

 

Acontece que os parlamentares do Reino Unido simplesmente definiram que a culpa do aumento dos problemas relacionados aos jogos é somente da indústria e a terceirização da culpa tem movido o debate nos países europeus. Pouco se fala sobre a ausência de políticas públicas mais efetivas para tratar as pessoas com problemas ou muito menos é discutido formas de trabalhar em conjunto com empresas do ramo das apostas, clubes de futebol e outros interessados em campanhas de conscientização sobre jogo responsável.

 

Está simplesmente decidido que a culpa de tudo é das empresas e ponto final. A proibição de fomento a publicidade dos jogos é uma questão de tempo realmente. Não creio que veículos como a BBC e o The Times estejam blefando em relação às informações obtidas sobre esse documento que promove mudanças drásticas na relação dos clubes com as casas de apostas. Isso vai realmente acontecer e só nos resta saber se vai ser uma alteração efetiva ou não. Eu, particularmente, acredito que não vai mudar nada no combate aos problemas com jogo. A única coisa que essa medida vai causar é um enorme prejuízo aos clubes que disputam as ligas inglesas.

 

Escrito por Sérgio Ricardo Jr

Deixe seu comentário

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News.
vip

Inscreva-se gratuitamente e receba conteúdo profissional e esclusivo por e-mail!