Portal UOL reforça mercado das apostas esportivas com projeto de live odds
Um dos portais brasileiros com maior audiência no país, o UOL reforçou a presença do mercado das apostas esportivas em suas plataformas. A partir de 2023, os conteúdos relacionados com futebol brasileiro contarão com um projeto de integração de live odds dentro do portal. Ou seja, os consumidores do UOL terão acesso às cotações referentes aos jogos do futebol brasileiro em páginas específicas do portal, como a tabela do Campeonato Brasileiro.
Em um primeiro momento, o projeto do UOL está sendo preparado para estrear no Campeonato Brasileiro. De acordo com informações do site Games Magazine Brasil (GMB), o portal de notícias já está oferecendo espaços para executar esse projeto de live odds para casas de apostas que operam em território brasileiro. Algumas dessas cotas publicitárias, inclusive, já estariam vendidas.
Construção do projeto
Ainda de acordo com o GMB, a ideia do UOL é oferecer live odds em alguns espaços do portal, como a tabela de jogos do Brasileirão, que contará com um banner para as partidas da rodada. Esse recurso mostrará aos leitores as cotações dos jogos (odds) em tempo real. A intenção também é oferecer essa informação em outras páginas, como na parte editorial do portal. Esse projeto está sendo desenvolvido pelo UOL desde o começo deste ano. O portal teria, inclusive, realizado diversos projetos-pilotos nos últimos meses.
“Já temos um patrocinador para o Brasileirão, que será divulgado nos próximos dias, e a procura das casas de apostas pelas outras competições está muito aquecida. Cada vez mais a atividade vem se sobressaindo no Brasil e o esporte é uma paixão nacional. No caso do UOL, temos toda uma expertise em oferecer propostas inovadoras. Acompanhando a navegação em nosso site, percebemos o quanto um novo produto, focado em apostas, poderia agregar conteúdo aos nossos visitantes e aproximá-los das casas de apostas. O mercado está muito aquecido e somos um dos principais ativos para alcançar essa interação”, declarou Guilherme Frioli, head de publicidade e negócios do UOL, ao site GMB.
Ainda de acordo com Frioli, o departamentos comercial e o departamento de TI do UOL trabalharam de forma integrada no desenvolvimento desse projeto. O portal também realizou consultas e se aproximou das casas de apostas que estão operando no Brasil, a fim de entender como atingir com assertividade as demandas dos apostadores. “Com 110 milhões de usuários únicos por mês e 33 milhões só de esportes, estamos oferecendo às casas de apostas um público altamente qualificado. Nosso objetivo é que o usuário tenha a melhor experiência possível nas casas de apostas com nossa solução que os direciona exatamente àquilo que eles estão procurando”, comentou Guilherme Frioli.
Acordos de patrocínio
Pensando em captar múltiplos acordos de patrocínio ao projeto, o UOL tem oferecido ao mercado alguns pacotes de ligas. Será natural vermos casas de apostas diferentes oferecendo as suas cotações de live odds em campeonatos nacionais, sul-americanos, europeus e regionais dentro do portal. Segundo o GMB, os blocos de patrocínios estão sendo vendidos pelo UOL da seguinte forma:
Nacionais (Brasileirão Séries A, B, C e D, Brasileiro Feminino A1 e a Copa do Brasil);
Regionais (Paulistão, Carioca, Mineiro, Gaúcho, Baiano, Cearense, Paranaense, Pernambucano e a Copa do Nordeste);
Sul-Americanos (Libertadores da América, Copa Sul-Americana e Recopa Sul-Americana);
Europeus (Liga dos Campeões, Liga das Nações, Alemão, Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Copa do Rei, Copa da Alemanha, Copa da Inglaterra, Supercopa Espanha, Supercopa Europa, Supercopa França, Supercopa Inglaterra e Supercopa Itália).
Visibilidade
Entre as boas possibilidades oferecidas pelo UOL as casas de apostas, sem dúvida a visibilidade que pode ser alcançada pelas empresas é o melhor benefício. O portão de notícias afirma ter 100 milhões de visitas por mês e, durante os estudos prévios ao lançamento do projeto de live odds, a empresa detectou que 70% das pessoas que assistem jogos procuram por informações sobre as partidas, seja antes, durante ou depois dos eventos esportivos. Outro dado coletado durante os estudos revelou que 33% do público do UOL acessa sites de apostas esportivas.
Como explicado anteriormente, o UOL tem oferecido ao mercado cotas de patrocínio únicas e separadas por pacotes de campeonatos. Quando adquirida por um parceiro, o portal de notícias fará a implementação das odds disponibilizadas nas casas de apostas, relativas aos campeonatos acordados, por meio de uma conexão via AIP. Com isso, todas as informações atualizadas de live odds das casas de apostas parceiras serão reproduzidas no portal de notícias.
Reforço de peso
A entrada mais forte do UOL dentro do mercado das apostas esportivas é um reforço de peso para a indústria, que ainda briga para ser naturalizada no Brasil. O caminho ainda deve ser longo e com muitos obstáculos, principalmente porque as próprias casas de apostas dificultam a aceitação social ao cada vez mais estreitarem a relação com os jogos de azar.
A chegada do UOL pode reforçar a presença das apostas esportivas como algo natural no dia a dia dos esportes, principalmente em relação ao futebol, a grande paixão dos brasileiros e o foco inicial do projeto sobre live odds desenvolvido pelo portal. É preciso refletir que, apesar de promissor e importante para a expansão da indústria no país, esse projeto não deve superar os serviços já estabilizados dentro do mercado, como aqueles ofertados pelos aplicativos especializados em dados sobre apostas.
Creio até que essa não seja a ideia do portal de notícias, principalmente porque as propostas apresentadas se mostram limitadas. Digamos que esse projeto desenvolvido pelo UOL é uma espécie de produto de “entrada”, tal qual celulares e computadores menos potentes que são oferecidos por empresas de tecnologia para atender uma maior diversidade de público. A elite dos dados e do acompanhamento de jogos em tempo real seguirá estando distante das páginas do UOL.
Contudo, apesar de ser uma ideia e um projeto relativamente simples ao primeiro contato, acredito que essa iniciativa do UOL pode reformular a cultura de acompanhar esportes de alguns brasileiros, principalmente aqueles que acompanham o portal de notícias diariamente. É natural que um projeto de live odds atraia atenção de muitos leitores que jamais chegariam a consumir esse tipo de informação de maneira orgânica.
Por fim, não podemos deixar de citar o quão relevante um projeto como esse pode ser para as casas de apostas. Sabemos como o mercado publicitário envolvendo as casas de apostas está aquecido no Brasil. Ou seja, restam poucos espaços estratégicos que ainda não estão sendo ocupados pelas empresas. Visibilidade é muito importante para as casas de apostas e estar diariamente em contato com um público potencialmente consumidor é uma ótima estratégia de captação de novos clientes.
CONFIRA OUTROS ARTIGOS NO BLOG
- Movimentação de odds gera suspeita em luta do UFC
- Conheça os 7 jogadores mais baixos da história da liga de basquete americana
- Os 5 melhores estrangeiros que já jogaram na maior liga de basquete do mundo
- O que explica a queda de rendimento dos times do Diniz ao final da temporada?
- Faça parte da minha lista VIP e receba conteúdos de apostas profissionais exclusivos.
Escrito por Sérgio Ricardo Jr