Casas de apostas criam disputa milionária por espaço de patrocínio máster do São Paulo
O São Paulo Futebol Clube, atualmente patrocinado pela casa de apostas Sportsbet.io, negocia a ruptura do contrato com a empresa após receber uma proposta mais vantajosa de uma concorrente. A marca Superbet, que pretende atuar no Brasil nos próximos anos, sinalizou uma proposta que pode dobrar os valores atualmente recebidos pelo clube paulista. De acordo com informações divulgadas pelo GE, a proposta da Superbet seria de 50 milhões de reais anuais para ocupar o espaço de patrocínio máster do São Paulo a partir da próxima temporada
Além do valor anual, a imprensa afirma que a Superbet ainda estaria disposta a arcar com a multa rescisória do São Paulo com a Sportsbet.io, atual detentora do espaço no uniforme tricolor. Ambas as partes possuem contrato até o final de 2024, e uma das cláusulas daria o direito da Sportsbet.io igualar a proposta da concorrente e manter seu patrocínio até o término do contrato. No entanto, a decisão está longe de ser simples, e as partes atuam de forma cautelosa nos bastidores.
Estratégia
Segundo o GE, o São Paulo já teria informado oficialmente a Sportsbet.io sobre a proposta da Superbet, destacando a vantagem financeira oferecida pela concorrente. Para a Superbet, essa movimentação representa uma estratégia para ingressar de maneira marcante no cenário esportivo brasileiro, enxergando no São Paulo um potencial promissor para os próximos anos. A ideia, claro, seria utilizar a parceria para alavancar o reconhecimento da marca no Brasil e fazê-la rapidamente reconhecida.
Como revelado, os termos do contrato entre São Paulo e Superbet giram em torno de R$ 50 milhões anuais. Contudo, a empresa também deve pagar a multa de rescisão do clube paulista com a Sportsbet.io, no valor de mais ou menos 30 milhões, o que levaria o investimento inicial da marca de apostas para R$ 80 milhões. As negociações devem ganhar intensidade nos próximos dias, conforme as partes buscam um entendimento em meio aos conturbados detalhes contratuais. O São Paulo tem adotado uma postura cautelosa diante desta delicada transição, priorizando a compreensão dos reais valores corrigidos para a rescisão e os direitos da atual parceira.
Caminho escolhido
A proposta da Superbet ao São Paulo para se tornar o novo patrocinador máster do clube revela uma estratégia ousada da casa de apostas europeia em consolidar sua presença no mercado brasileiro. Ao escolher um dos clubes mais importantes e com uma das maiores torcidas do país, a Superbet busca não apenas visibilidade, mas também uma associação direta com o torcedor são-paulino.
A oferta de cerca de R$ 50 milhões anuais representa um investimento substancial, indicando a confiança da Superbet no potencial de retorno que o São Paulo pode proporcionar. A disposição da empresa em cobrir a multa rescisória do atual contrato do clube evidencia o seu comprometimento em assegurar a posição de destaque no uniforme tricolor, mesmo diante da concorrência da atual parceira do time e de outras marcas, que devem chegar forte no país caso a regulamentação do segmento avance de forma positiva.
O São Paulo, por sua vez, encontra-se em uma posição privilegiada, sendo alvo de uma concorrência que pode resultar em benefícios significativos para o clube. A cautela demonstrada pela diretoria em relação aos detalhes contratuais e às negociações reflete a importância estratégica dessa parceria para ambas as partes. Não acredito que a parceria entre Sportsbet.io e São Paulo tenha sido negativa, pelo contrário, por isso que é natural que exista um respeito do clube com a atual parceira nesse momento de rescisão.
O caminho seguido pela Superbet não é necessariamente uma novidade em território brasileiro. Várias marcas, não somente relacionadas às apostas, fizeram um caminho semelhante. O futebol é muito popular e consegue atingir diversas camadas da sociedade brasileira, se tornando obviamente um nicho muito relevante para qualquer tipo de empreendimento no Brasil. Flamengo, Corinthians, Palmeiras e outros clubes brasileiros, incluindo o próprio São Paulo, por exemplo, já foram pontes de sustentação publicitária para muitos negócios na história recente.
Escrito por Sérgio Ricardo Jr