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qua 30 mar/22

Influenciador vende “naming rights” do perfil no Instagram para site de apostas


Influenciador vende “naming rights” do perfil no Instagram para site de apostas

O influenciador e promoter de eventos David Brazil, de 52 anos, surpreendeu os seus seguidores na rede social Instagram ao fazer uma importante alteração na identidade do seu perfil. David, que possui mais de 8 milhões de seguidores na sua página, alterou o seu nome de usuário para @davidpixbet (antes, era @davidbrazil), fazendo uma menção importante ao site de apostas Pixbet, que tem crescido as suas ações de marketing no Brasil.

 

A ação foi uma permuta entre David Brazil e os donos do site de apostas Pixbet. Pelo menos é isso que afirma uma matéria do jornal Metrópoles, escrita pelo jornalista especializado em entretenimento envolvendo famosos, Léo Dias. Segundo as fontes do jornal, David Brazil vendeu o seu nome de usuário como uma espécie de “naming rigths” para a empresa de apostas em troca de uma reforma no seu apartamento.

 

Ainda de acordo com as informações apuradas por Léo Dias, a oferta de reforma giraria em torno de R$ 500 mil. Esse teria sido o preço do aluguel pago pela empresa para que o influenciador fizesse a alteração e estreitasse a relação de garoto propaganda do site de investimentos esportivos. Como dissemos, essa mesma empresa tem apostado alto na contratação de influenciadores e pessoas relevantes do meio artístico para divulgar a sua marca.

 

Galvão Bueno e o investimento em clubes brasileiros

 

Engana-se quem pensa que os donos da Pixbet estão investindo apenas no promoter de festas David Brazil. Em novembro do ano passado, o site de apostas também havia fechado um acordo de patrocínio milionário com Galvão Bueno, apresentador, narrador e jornalista da TV Globo. De acordo com as informações divulgadas pelo portal UOL, o contrato da empresa com Galvão tem validade até o final de 2022 e exige a exclusividade no setor de apostas online por parte do jornalista de 71 anos.

 

Além de personalidades da mídia, o site de apostas Pixbet também tem investido pesado na divulgação da sua marca nas camisas de clubes tradicionais do futebol brasileiro. Clubes como Flamengo, Santos e Vasco já possuem a empresa como uma das suas patrocinadoras. Santos e Vasco, por exemplo, exibem a Pixbet na região frontal da camisa, considerado como sendo um dos espaços mais nobres para a exibição de patrocinadores.

 

David Brazil explica negociação

 

Em declaração à coluna do jornalista Léo Dias, no jornal Metrópoles, o influenciador explicou as razões que o levaram a aceitar ceder o espaço em seu nome de usuário do Instagram para divulgar a empresa de apostas. Segundo David Brazil, que já fazia algumas ações com de divulgação com a empresa, a negociação do “naming rights” aconteceu em um camarote durante uma partida do Flamengo, seu clube do coração.

 

Já conhecia a empresa. Ela pertence a dois rapazes da cidade de Campina Grande, na Paraíba, onde fui criado. Fiz algumas ações para eles no meu Instagram e presenças em camarotes de grandes eventos que eles patrocinam. O forte deles são times de futebol, inclusive o meu Flamengo. Fui assistir um jogo e brinquei com um dos sócios. Ele falou: ‘E a obra da sua mansão como tá?’. Eu falei: ‘Tá indo, vocês não ajudam’. Aí ele respondeu: ‘Então, troque seu sobrenome para David PixBet que eu aposto que agora sai’. Falei: ‘Apostado’, achando que ele estava brincando. No dia seguinte ele me ligou: ‘E aí? Já mudou o nome? Vamos acabar logo essa obra?’. Como bicha burra nasce homem, falei: ‘Vambora’.”, contou David ao jornal.

 

Ao ser questionado sobre os valores do acordo de patrocínio, David Brazil confirmou ao jornal que fez a mudança do nome de usuário no Instagram em troca de uma reforma do seu apartamento. Segundo David, o acordo deve custar cerca de R$ 500 mil para a empresa de apostas esportivas.“Eles se lascaram! Já mandei fazer mais duas suítes. Não era uma mansão, era uma casa confortável, mas agora vai ser. Terá uma suíte master, a minha, claro, que já tá pronta. Eles vão gastar uma grana, mas o retorno é garantido, pois quando visto a camisa, visto mesmo! Pelo menos meio milhão eles vão gastar”, afirmou o promoter de eventos.

 

Estamos diante de uma nova tendência?

 

Neste meio das apostas esportivas eu já vi de tudo. E nunca paro de me surpreender. A venda do “naming rights” de um perfil de Instagram é a mais nova novidade do cenário das apostas esportivas no Brasil. Acho, inclusive, que essa ideia é muito interessante e que, de fato, pode gerar bastante engajamento para as empresas, principalmente pensando na parte da exposição constante de uma marca para milhares de pessoas.

 

Não sabemos se essa será uma nova tendência do mercado, mas sem dúvida alguma ela é bastante inovadora. O “naming rights” é algo muito debatido dentro do futebol, principalmente em relação a estádios de futebol, que normalmente recebem aportes financeiros enormes em troca de ceder o nome dos seus campos para empresas, mas esse tipo de negociação ainda não tinha ainda fugido disso. O site de apostas que têm investido nessas ações ousadas de marketing pode ter lançado uma nova “moda” entre os influenciadores.

 

Não me surpreenderia se a novidade fosse copiada. Acredito que isso seja bem provável, inclusive. Pode ser que estejamos vendo uma nova forma de patrocínio digital sendo criada, e que negociações como essa sejam mais comuns com o passar do tempo, principalmente com a expansão do mercado de jogos sendo cada vez mais evidente no Brasil. Por ser algo absolutamente novo, pelo menos para mim, não tenho uma opinião formada sobre os pontos positivos e negativos de um acordo como esse.

 

O que eu posso afirmar, ou melhor, reafirmar, é o mesmo que sempre alertamos aqui: tome cuidado com as propagandas e as ações de marketing sobre apostas esportivas em redes sociais. Não estou falando necessariamente desta ação da Pixbet com David Brazil, mas de forma geral. Temos visto muitos influenciadores atuando de forma irresponsável em conjunto com perfis e empresas golpistas que utilizam a influência do artista para enganar pessoas.

 

Desconfie de tudo e sempre busque mais informações a respeito de absolutamente tudo que encontrar de serviços e produtos envolvendo apostas esportivas em redes sociais. O que manda neste tipo de “vitrine digital” muitas vezes é o dinheiro e a força do tráfego pago, e não a qualidade do conteúdo oferecido. Se esforce, estude e beba nas fontes de conhecimento certas antes de entrar em uma empreitada por recomendação de alguém que, na maioria das vezes, nem faz parte do segmento que está anunciando.

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Escrito por Sérgio Ricardo Jr.

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