DAZN adquire Eleven Sports e os direitos de transmissão do futebol de “várzea” brasileiro

O serviço de streaming esportivo DAZN anunciou nesta semana a compra da plataforma concorrente Eleven Sports. A empresa de streaming, ligada às marcas Warner Music Group e Deezer, também adquiriu a Team Whistle, um grupo de mídia social que pertencia ao portfólio de produtos do grupo Eleven e que possui bastante alcance entre os jovens. Segundo a imprensa, o acordo deve elevar as receitas do DAZN em 300 milhões de dólares por ano.
Com a compra do grupo até então concorrente, o DAZN amplia de forma bastante considerável o alcance da sua plataforma de streaming esportivo no Brasil e em países da Europa e da Ásia. A partir de agora, por exemplo, o DAZN se torna o principal dono dos direitos de transmissão dos campeonatos Belga e Português, crescendo assim a sua oferta de conteúdo, que já inclui as ligas da Alemanha, da Itália e da Espanha.
Em outras partes do mundo, como na Ásia, o grupo DAZN passa agora a ser dono dos direitos de transmissão da Champions League asiática, assumindo as operações que pertenciam a Eleven Sports, que contava com um grande número de clientes nos serviços oferecidos em Hong Kong e Taiwan. No Brasil, o DAZN recebe da Eleven Sports a possibilidade de transmissão de diversos campeonatos menores do país.
DAZN ganha direitos de transmissão da “várzea”
De acordo com informações divulgadas pela imprensa, a compra dos produtos de mídia da Eleven Sports deve gerar ao DAZN a propriedade de aproximadamente 40 mil jogos de futebol por ano, incluindo diversos jogos de competições brasileiras. A Eleven Sports estava sendo a casa das competições menos glamurosas do futebol brasileiro, incluindo as ligas de futebol feminino.
Entre os torneios que já foram ou estavam sendo transmitidos pela Eleven Sports no Brasil, estão: todas as divisões de futebol feminino brasileiro (Séries A1, A2 e A3), Copa São Paulo de Futebol Júnior, Séries A2 e A3 do Paulistão e os campeonatos estaduais dos seguintes estados: Rio de Janeiro, Goiás, Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
Planos da empresa
Em declaração pública sobre a compra dos produtos de mídia da Eleven Sports, o CEO do DAZN, Shay Segev, se mostrou ansioso pelo futuro da empresa. “A aquisição adiciona escala ao nosso negócio. É um grande passo à frente em nossa missão de ser a principal plataforma esportiva global. O DAZN investiu na construção de uma plataforma esportiva digital revolucionária, onde os fãs podem desfrutar de toda a gama de entretenimento esportivo interativo. Estamos ansiosos para expandir esses recursos para novos mercados, bem como alavancar os recursos da Eleven no DAZN”, pontuou Segev.
Sobre a aquisição do Team Whistle, grupo de mídia social bastante elogiado pelo alcance que possui em cima do público jovem, e que também pertencia ao portfólio de produtos da Eleven, o presidente do DAZN, Kevin Mayer, destacou a busca por inovação e aproximação com os clientes. “São produtos extremamente valiosos para o DAZN, pois procuramos gerar o máximo valor do nosso invejável portfólio de direitos, criando novos formatos de conteúdo para alcançar novos públicos e gerar poderosos fluxos de receita incrementais”, afirmou o presidente da empresa.
Preocupante
A aquisição do DAZN aos direitos de transmissão da Eleven Sports é um pouco preocupante para os brasileiros. Acredito que as nossas competições vão seguir sendo exibidas pela nova dona dos direitos, porém o preço do consumo desses eventos deve mudar. Quem acompanha o futebol da chamada “várzea” brasileira sabe que muitos desses torneios menores do nosso futebol eram transmitidos de forma gratuita pela Eleven, algo que certamente deve mudar com o comando do DAZN.
É cedo para fazer qualquer tipo de afirmação a esse respeito, principalmente porque a compra da Eleven Sports foi anunciada apenas recentemente pelo DAZN e, pelo que apurei nos jornais internacionais, essa compra ainda pode ser barrada pelos órgãos reguladores do mercado. Portanto, devemos aguardar por mais algum período de tempo antes de saber como essas competições serão entregues ao público. Entretanto, não é difícil projetar que a DAZN agora deve cobrar pelo acesso aos campeonatos brasileiros a partir de agora.
Resta saber também de qual maneira o DAZN vai se comportar em relação a plataforma da Eleven Sports. A marca será mantida? A plataforma da Eleven vai mudar de nome? Vai deixar de existir? Os jogos vão entrar dentro do serviço de streaming do DAZN? Ainda existem muitos detalhes não revelados sobre o futuro das transmissões de diversos campeonatos de futebol que estavam dentro da plataforma da Eleven Sports diante dessa fusão com o DAZN.
Com certeza, essas mudanças nos deixam em uma zona desconfortável. Como apostador, não atuo mais na “várzea”, mas conheço bastante desse mercado e sei quão grande ele vem se tornando dentro do Brasil. Realmente me deixa um pouco preocupado a sensação de que talvez tenhamos perdido a possibilidade de continuar assistindo aos campeonatos menores do futebol brasileiro de forma gratuita. E, mais do que isso, me preocupa a necessidade de termos que assinar mais um serviço de streaming de futebol por aqui.
Se formos somar quanto custa assistir aos principais campeonatos de futebol do mundo, morando em território brasileiro, chegamos em um número bem amargo. Consumir futebol no Brasil é muito, mas muito caro, principalmente levando em consideração a renda média do nosso povo. Como disse, não sabemos ao certo se essa venda vai realmente ser uma boa coisa para os brasileiros. Entretanto, para o DAZN, que deve aumentar e muito as suas receitas, certamente é uma ótima aquisição de mercado.
Escrito por Sérgio Ricardo Jr