Dados do Twitter revelam hábitos dos apostadores esportivos na rede social

A rede social Twitter revelou nas últimas semanas alguns dados que mostram um pouco dos hábitos dos apostadores esportivos na rede social. De acordo com uma pesquisa da empresa, as atividades no site aumentam acentuadamente quando eventos esportivos estão ocorrendo. A plataforma afirma que 7 em cada 10 apostadores esportivos utilizam o Twitter para acompanhar atividades relacionadas às apostas esportivas, tais como prognósticos, análises e informações a respeito dos jogos.
Os efeitos da legalização das apostas esportivas em diversos estados dos EUA também foram medidos pela plataforma, que avaliou positivamente o aumento do volume de conteúdos relacionados às apostas esportivas como fruto dessa legalização. Segundo a plataforma, a qualidade dos tweets sobre a temática também aumentou. “Apostar em esportes não é mais visto como tabu”, revelou o Twitter.
Acompanhamento de apostas
Um dos dados mais relevantes revelados pelo Twitter tem a ver com os hábitos dos apostadores em relação ao acompanhamento das suas apostas. De acordo com a empresa, 72% dos apostadores verificam o site para acompanhar o status de uma aposta ao vivo, enquanto se mantém inteirado das opiniões ou prognósticos dos influenciadores esportivos. Em relação ao pré-jogo, os apostadores também costumam utilizar a rede social para obter informações e atualizações sobre lesões de atletas, probabilidades de jogos, estatísticas e escalações de equipes.
Outros dados revelados pela empresa afirmam que o Twitter tem uma influência na tomada de decisão dos apostadores, pois 33% dos apostadores que utilizam a rede social dizem que não apostariam de forma alguma se não fosse pelo conteúdo absorvido via plataforma. Além disso, 65% dos apostadores no Twitter estão motivados a apostar em um grande evento esportivo que está dominando a conversa online também.
Outro mundo
Os dados revelados pelo Twitter são representativos, mas não podem ser considerados como algo realmente definidor do comportamento geral dos apostadores. É importante destacar que esses hábitos revelados pela empresa são interligados ao padrão de ação dos apostadores que têm uma conta na rede social. Ou seja, um mundo à parte, principalmente se trouxermos isso para a realidade brasileira, no qual o Twitter é a rede social, entre as grandes e mais populares, menos utilizada.
Contudo, acaba sendo bastante interessante notar que os apostadores conseguem fazer um bom uso do Twitter, principalmente para conseguir se manter atualizado a respeito das informações sobre os jogos. É bacana ver também que a rede social de mensagens curtas aparece como uma boa alternativa aos influenciadores e produtores de conteúdo sobre apostas esportivas. Fora do Brasil, os grandes “tubarões” do mercado já costumam compartilhar muito conteúdo nessa rede social.
Como alguém que utiliza bastante a rede social aqui no Brasil, posso afirmar que o Twitter não é uma das melhores plataformas para explorar conteúdos mais sérios e profissionais relacionados com as apostas esportivas, principalmente pela volatilidade que os posts somem do visual dos leitores. A maneira que os apostadores brasileiros têm de atingir um público maior nesta rede aqui no Brasil acaba sendo pela produção de conteúdos mais rasos e virais.
Entender um pouco sobre produção de conteúdo na internet é realmente vital para conseguir ser alguém popular no twitter. Baseado em uma sequente avaliação pessoal que tenho feito desde o ano passado em relação a utilização do Twitter por apostadores brasileiros, conclui que os brasileiros que apostam e estão no twitter são, normalmente, um público que não conhece quase nada da atividade, sendo assim uma galera que é muito impactada pelos efeitos de curto prazo, como greens e reds.
O público brasileiro das apostas esportivas no Twitter é exatamente o mesmo que consome futebol nessa rede. Ou seja, são pessoas com viés clubista, um pouco cabeça dura e que alimentam a ilusão de que entender de futebol é o caminho para ser lucrativo. Esse tipo de público é muito forte para determinados influenciadores, que conseguem utilizar-se desse perfil para ganhar engajamento sem muita preocupação com algo que, na minha visão, deveria ser uma obrigação de qualquer influenciador de apostas esportivas: ensinar.
E tudo bem que existam influenciadores assim. Existe espaço para todo mundo e, mais do que isso, existe público para todo mundo. O engajamento é muito importante nas redes sociais e, muitos daqueles que hoje são tidos como referência dentro do nosso meio, hoje vivem apenas para manter ganhar dinheiro e manter o hype. É um movimento que chamo de personificação do segmento. Nesse caso, para muitos dos influenciadores brasileiros, principalmente aqueles que estão no Twitter, o importante é a própria imagem e não necessariamente as apostas e a comunidade como um todo.
De toda forma, ainda acredito que existe um pouco de espaço para ser conquistado pelos “apostadores didáticos” no Twitter. É difícil pensar que outros tipos de conteúdos que não sejam feitos com uma linguagem muito simples e enviesada pelo pior lado das apostas, que é o jogo, sejam aceitos em algum momento, mas não é proibido tentar. Ainda não existem muitas iniciativas nesse sentido por aqui, mas torço para que os influenciadores que dominam a arte de ensinar estejam mais dispostos a conquistar um público novo que, hoje em dia, segue muito carente de informação real e concreta sobre como funcionam as apostas esportivas de verdade.
Escrito por Sérgio Ricardo Jr