“Respeita o Futebol”: Campanha de Casas de Apostas
Casa do Apostador Carregando...
Casas de apostas se unem para lançamento da campanha “Respeita o Futebol”
ter 13 jun/23

Casas de apostas se unem para lançamento da campanha “Respeita o Futebol”


No último fim de semana, algumas das casas de apostas que atuam no Brasil, incluindo a Esportes da Sorte, a Betnacional, a EstrelaBet e a Aposta Ganha, uniram-se em uma ação conjunta intitulada “Respeita o Futebol”. A campanha, promovida pela Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL) e criada pela Artplan, teve como objetivo valorizar a integridade esportiva em meio aos recorrentes episódios de manipulação de resultados no futebol brasileiro.

Um vídeo da campanha coletiva das empresas contou com a narração do renomado jornalista Galvão Bueno, além da participação de diversas outras personalidades do esporte nacional, como o atacante Hulk, do Atlético-MG, e os ex-jogadores de futebol Marcelinho Carioca, Zico e Petkovic. Com a hashtag #RespeitaOFutebol, a iniciativa buscou reafirmar valores como integridade, respeito, ética e honestidade, não apenas no esporte, mas também na vida cotidiana.

O presidente da ANJL, Wesley Cardia, destacou a importância de promover uma campanha desse tipo. “Promover uma campanha como essa é fundamental para reafirmar que valores como integridade, respeito, ética e honestidade são inegociáveis, não só no esporte como na vida. O mercado esportivo, especialmente o futebol, é uma indústria de muita tradição, seriedade e confiança. É nosso dever apoiar o combate a qualquer tipo de irregularidade”, afirmou.

Clubes estamparam campanha

Uma das empresas participantes da iniciativa, a Esportes da Sorte envolveu os clubes patrocinados por ela na ação. ABC, América-RN, Athletico Paranaense, Bahia, Grêmio, Guarani, Novorizontino e Vila Nova entraram em campo no último final de semana ostentando o patch “Respeita o Futebol” em seus uniformes, como forma de demonstrar apoio à causa.

Erroneamente vistas como culpadas pelas manipulações de resultados, as casas de apostas têm se mobilizado para mostrar à sociedade que, na verdade, são as grandes vítimas dessa situação. Ações como a campanha “Respeita o Futebol” tentam mostrar que a manipulação de resultados é prejudicial para todos os envolvidos, incluindo as próprias casas de apostas, que perdem credibilidade de forma conjunta ao esporte.

Para ampliar o movimento em prol da transparência nas apostas esportivas e conscientizar os torcedores, a ação “Respeita o Futebol” ganhou uma página (site) dedicada ao tema e deve circular em diversas mídias digitais e tradicionais nos próximos dias. A intenção é atingir o maior número de pessoas possível e convocar os torcedores para apoiar a campanha. Outras casas de apostas, como a Betano, a Betfast, a PagBet, a Pixbet, a Parimatch e a Mr.Jack.Bet também aderiram à campanha, solidificando ainda mais a união do setor nesse objetivo.

Esta é uma campanha que passa uma mensagem muito importante a favor do jogo limpo, e reforça o posicionamento das casas de apostas. Nós somos os maiores prejudicados com a manipulação de jogos e precisamos que todos enxerguem a seriedade e responsabilidade das empresas do segmento. Deixamos de lado a concorrência e estamos juntos para mostrar que lutamos por um esporte honesto, justo e saudável”, afirmou o Chief Marketing Officer (CMO) da Esportes da Sorte, Ícaro Quinteiro.

Informação é tudo

A campanha lançada pelas casas de apostas, intitulada “Respeita o Futebol”, é uma iniciativa interessante do ponto de vista da transmissão de informação ao público. Como sempre costumo falar aqui na Casa do Apostador, a sociedade brasileira é muito carente de informações básicas, e esse talvez seja um dos principais problemas do nosso país. Portanto, a maioria das pessoas não têm conhecimento adequado sobre como funcionam muitas coisas, incluindo o mercado das apostas esportivas, que até outro dia basicamente “não existia”, algo que intensifica a ignorância coletiva.

É claro que eu não estou aqui defendendo as casas de apostas, até mesmo porque elas não precisam de mim para isso. Essa iniciativa, na verdade, pode ser muito bem usada para que a gente faça reflexões além do universo das apostas esportivas. Muitas vezes, não só nesse caso, as pessoas formam opiniões com base em preconceitos e estereótipos, simplesmente porque não têm acesso a dados e conhecimentos adequados. Isso é tão verdade que as casas de apostas precisaram se unir para lançar uma campanha que basicamente só foi feita para que o público pudesse ter uma visão mais clara e consciente sobre como elas funcionam.

A campanha “Respeita o Futebol” pode parecer boba para quem já sabe como as casas de apostas funcionam e também para aqueles que não acreditam na “inocência” dessas empresas nos casos de manipulação de resultados. A ação, definitivamente, não é para esse tipo de público. Quem já tem opinião formada sobre um tema não vai mudá-la por causa de um patch na camisa, muito menos por causa de uma hashtag ou de um post nas redes sociais. Contudo, ainda há uma série de pessoas confusas nesse país. E se a campanha das casas de apostas servir para que essa parcela da sociedade comece a enxergar as coisas como elas são, ela já poderá ser considerada um sucesso.

Escrito por Sérgio Ricardo Jr

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News.
vip

Inscreva-se gratuitamente e receba conteúdo profissional e esclusivo por e-mail!