Campanha do IBJR busca conscientização sobre chegada do mercado regulamentado
O Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR) deu início, nesta semana, à campanha “Afinal, pra jogar, tem que ter regra“. A ação tem como objetivo informar o público sobre as mudanças que passarão a valer com a regulamentação do mercado de apostas online no Brasil, prevista para começar em 1º de janeiro de 2025. A campanha, que será veiculada em diversos meios de comunicação, incluindo TV, internet, jornais e revistas, conta com a participação dos comentaristas de arbitragem e ex-árbitros PC Oliveira e Renata Ruel.
PC e Renata utilizam os materiais da campanha para abordar as soluções trazidas pela regulamentação para garantir mais integridade e segurança aos jogadores. Entre as principais alterações estabelecidas pela regulamentação, está a obrigatoriedade de que apenas plataformas autorizadas utilizem o domínio “.bet.br”. Além disso, será implementada a autenticação facial para impedir que menores de idade acessem as plataformas de apostas. O lançamento reforça a mensagem central de que, para participar do mercado, é preciso seguir as novas normas. “É o que sempre dizemos: para jogar, tem que ter regra!“, destaca o material promocional da campanha.
Renata Ruel, uma das protagonistas da ação, falou sobre a experiência durante as gravações em sua conta no Instagram. “Luz, câmera e ação. A vida nos proporciona experiências únicas e espetaculares. Tivemos a oportunidade de gravar esta campanha de conscientização para o Instituto Brasileiro de Jogo Responsável. Foi um dia intenso de gravação junto com uma equipe sensacional. E aqui está um pouquinho dessa dupla com fotos, o vídeo que está circulando e ainda o making of. Afinal, pra jogar, tem que ter regra”, declarou a ex-árbitra e comentarista da ESPN.
Prevenção
A campanha lançada pelo Instituto Brasileiro de Jogo Responsável (IBJR) reflete um movimento estratégico e necessário para normalizar a presença do mercado de apostas regulamentado no Brasil. Embora muitas pessoas do público-alvo de ações como essa ainda não sejam apostadores ou consumidores desse setor, a iniciativa de “panfletagem” informativa é essencial para alcançar uma audiência mais ampla. Não se trata apenas de falar com quem já participa desse mercado, mas de conscientizar a sociedade como um todo sobre a transformação que está por vir. Afinal, a regulamentação do mercado de apostas é uma realidade que fará parte do cotidiano esportivo e social a partir de 2025.
A escolha dos protagonistas da campanha também parece calculada, pois a opção por PC Oliveira e Renata Ruel, ambos comentaristas de arbitragem de grandes redes esportivas, gera proximidade com o público, algo necessário nos diálogos sobre temas sensíveis. Fora que, apesar dos recentes escândalos envolvendo apostas estarem interligados com jogadores, a arbitragem é outra área historicamente exposta a suspeitas. O futebol, tanto nacional quanto internacional, já vivenciou episódios de manipulação ligados a decisões nebulosas de árbitros. Escalar figuras da arbitragem, que hoje atuam como comentaristas, é uma decisão estratégica para reforçar que as apostas, quando regulamentadas, podem ser claras, éticas e protegidas contra abusos.
É inevitável que, com a regulamentação, as apostas se tornem tema recorrente nas discussões públicas. A arbitragem, especialmente, estará sob os holofotes, e a campanha busca preparar o terreno para um entendimento mais consciente do que as apostas representam e de seus impactos no esporte. Quando as regras estiverem em vigor, haverá quem insinue irregularidades, mas ações preventivas como essa ajudam a desmistificar o tema e dar mais transparência ao público. No fim das contas, educar e conscientizar é sempre a escolha certa. Quanto mais informações claras forem disseminadas, menor será o espaço para interpretações equivocadas ou teorias conspiratórias. E isso serve não somente no contexto das bets.