Jorge Jesus assume o Fenerbahçe da Turquia
Casa do Apostador Carregando...
Acabou a novela: Jorge Jesus assume o Fenerbahçe da Turquia
qui 09 jun/22

Acabou a novela: Jorge Jesus assume o Fenerbahçe da Turquia


Acabou a novela: Jorge Jesus assume o Fenerbahçe da Turquia

Na última quinta-feira, dia 02 de junho, Jorge Jesus, foi anunciado como o mais novo técnico do Fenerbahçe, da Turquia.
Ele que é um dos técnicos portugueses mais conhecidos de sua geração se apresentou na sexta-feira, dia 03 de junho e, contou o que o levou a tomar essa decisão e assinar com o clube de Istambul.
Jorge confessou “Tinha vários clubes para poder escolher. Escolhi o Fenerbahçe porque senti o carinho dos fãs e do presidente. Foi por isso que escolhi o clube.“
Após aguardar uma proposta do time brasileiro, Jorge Jesus acabou desistindo de esperar e aceitou dirigir o clube turco. O treinador vê uma oportunidade de mostrar o seu bom trabalho e o seu valor como técnico.

Quem é Jorge Jesus?

Jorge Jesus tem 67 anos, é um ex-jogador de futebol que atuava como meio-campista e que agora atua como treinador. Ele nasceu na cidade de Amadora, localizada na área metropolitana de Lisboa.
Como técnico Jorge já dirigiu times como: Amora entre 1989 a 1993; Felgueiras de 1993 a 1998; União da Madeira de 1997 a 1998; Estrela da Amadora entre 1998 a 2000 e de 2002 a 2003; Vitória de Setúbal de 2000 a 2002; Vitória de Guimarães de 2003 a 2004; Moreirense de 2004 a 2005; União de Leiria entre 2005 a 2006; Belenenses de 2006 a 2008; Sporting de Braga de 2008 a 2009; Benfica entre 2009 a 2015 e de 2020 a 2021; Sporting Clube de Portugal de 2015 a 2018; Al-Hilal de 2018 a 2019; Flamengo de 2019 a 2020 e, o mais recente e atual clube, Fenerbahçe, no qual tem contrato até 2023.

Altos e baixos da carreira

Pelo Brasil, Jorge Jesus teve uma passagem triunfante entre 2019 e 2020, pelo Flamengo. Durante este período que ele comandou o clube, os cariocas tiverem 43 vitórias em 57 jogos e apenas 4 derrotas. Também em seu comando, o Flamengo conquistou o Campeonato Carioca, a Libertadores e o Brasileirão de 2019. Ele foi o técnico com melhor aproveitamento de um treinador na história do Flamengo com 81,3%. Jorge Jesus também foi o primeiro técnico estrangeiro que foi campeão do Brasileirão na era dos pontos corridos.
Já no SL Benfica, último clube que Jorge esteve no comando antes do Fenerbahçe, Jorge não fez um bom trabalho assim, já que o time não conseguiu se classificar para a fase de grupos da Champions de 2020, foi derrotado pelo PAOK, ficou em terceiro lugar no Campeonato Português e perdeu para o Braga na Copa de Portugal. Foi também o Braga que desclassificou o Benfica da final da Taça da Liga.
Além disso, Jorge Jesus foi muito criticado, inclusive pela própria torcida do Benfica.
Mesmo sendo a sua segunda vez como treinador no clube, como se pode notar, Jorge não obteve muito sucesso o que infelizmente acabou resultando em sua saída em 28 de dezembro de 2021. Desde então, tudo indicava que o seu próximo destino seria o Brasil novamente, mesmo sabendo que a direção do Flamengo havia fechado a contratação com Paulo Sousa um dia antes de sua demissão.
Jorge Jesus realmente esperou pelo clube carioca e deixou claro sua vontade de retornar ao clube, mas o que tudo indica, é que a diretoria não considera mudar de técnico no momento.
Apesar dos altos e baixos na carreira, Jorge esteve por duas vezes, em 2013 e em 2019, entre os dez melhores treinadores de clubes do mundo, pela IFFHS.
Jorge Jesus também já conquistou ao longo da sua trajetória dezenove grandes troféus, sendo quatro deles em ligas de três países diferentes, assim podemos citar a Libertadores, o Campeonato Brasileiro, a Supercopa do Brasil, o Campeonato Carioca, o Campeonato Português, a Copa de Portugal, a Supercopa da Arábia Saudita, entre outros.

Fenerbahçe

 

A possibilidade de Jorge Jesus comandar o Fenerbahçe, não é recente, pelo contrário, é repercutida desde o fim de dezembro de 2021, quando ele saiu do Benfica. Vale lembrar que na época, ele era o favorito para assumir o lugar do técnico Vítor Pereira, que foi demitido do clube turco, porém o técnico Ismail Kartal que foi nomeado para terminar a temporada.
Desde então, a direção do Fenerbahçe permaneceu em contatos com Jorge Jesus e tudo indica que a classificação à fase prévia da próxima Liga dos Campeões agilizou o acordo entre o treinador e o clube.
Com uma negociação milionária, Jorge assinou o contrato de um ano, podendo ser estendido e ganhará nada menos do que sete milhões de euros, ou seja, trinta e cinco milhões.
A torcida do Fenerbahçe apresenta bastante satisfação com a contratação do novo técnico e a expectativa dos torcedores é grande. O entusiasmo ficou ainda mais claro quando cerca de 18 mil pessoas estavam acompanhando o voo de Jorge Jesus através de sites na internet e algumas dezenas de fãs do clube foram até o aeroporto para receber o técnico português, porém Jorge acabou embarcando em um helicóptero ainda na pista e não se encontrou com a torcida.
O Fenerbahçe é o segundo time com mais títulos de campeão turco, sendo que o último foi em 2014. Jorge Jesus deixou claro que sua primeira meta no clube é conseguir que o time volte a conquistar o título turco.
O que tudo indica é que Jorge tem muito interesse em jogadores do Brasil e está atento ao mercado brasileiro para reforçar o time na próxima temporada europeia.

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News.
vip

Inscreva-se gratuitamente e receba conteúdo profissional e esclusivo por e-mail!