A temporada 2022 da PFL começou. Você sabe como funciona?

A PFL
A PFL (Professional Fighters League) foi fundada em 2018 e vem crescendo ao longo dos anos. Essa é a quarta temporada da franquia.
Até 2017, havia uma organização de MMA chamada WSOF (Worlds Series of Fighting), que viria a se tornar a PFL, um evento de MMA com moldes dos esportes americanos: temporada regular e playoffs.
A Professional Fighters League (PFL) tem um atrativo pesado para bater de frente com oo UFC: disputado em formato mata-mata semelhante ao futebol, a categoria paga um milhão de dólares para o campeão de cada divisão. Um valor fora da curva para atletas de MMA que não conseguem espaço no Ultimate de Dana White e precisam, muitas vezes, se dividir em outras profissões.
É assim que a PFL vem melhorando seu plantel de lutadores a cada edição, ganhando mais espaço no cenário do MMA, abrindo transmissões pelo mundo e novas ações de marketing. Saiba como funciona o evento que quer competir com o UFC nos próximos anos.
Formato do torneio
Para apresentar algo diferente do UFC e que logo chamasse a atenção do público fã de MMA, a PFL desenvolveu um sistema de disputa fácil de entender. O formato é inspirado nas grandes ligas norte-americanas, dividido com temporada regular e playoffs.
Vale lembrar que as cotoveladas são proibidas para preservar a integridade dos atletas, que precisam lutar até quatro vezes no ano, e cortes causados por cotovelos podem tirá-los da temporada.
Na primeira fase, todos os lutadores fazem duas lutas, independentemente do resultado. Uma vitória rende três pontos, enquanto o empate um e a derrota zero. Em caso de triunfos por nocaute e finalização, o atleta ganha bônus de acordo com o tempo: ou seja, se acontecer no primeiro round, o bônus é de três pontos; no segundo, de dois; já no terceiro e último, um ponto. Ao final da temporada regular, os quatro melhores avançam para os playoffs.
Na fase mata-mata, os lutadores se enfrentam em semifinal e final e o vencedor fica com US$ 1 milhão e o cinturão da temporada.
Em 2022 a PFL tem 60 atletas no plantel, além de atletas com contratos para lutas de exibição. São seis categorias: leve feminino, pena, leve, meio-médio, meio-pesado e pesado masculino.
Campeões das temporadas passadas
2018
Peso Pesado – Philipe Lins
Peso Meio-pesado – Sean O’Connell
Peso Médio – Louis Taylor
Peso Meio-médio – Magomed Magomedkerimov
Peso Leve – Natan Schulte
Peso Pena – Lance Palmer
2019
Peso Pesado – Ali Isayev
Peso Meio-pesado – Emiliano Sordi
Peso Meio-médio – Ray Cooper III
Peso Leve – Natan Schulte
Peso Pena – Lance Palmer
Peso Leve Feminino – Kayla Harrison
2021
Peso Pesado – Bruno Cappelozza
Peso Meio-pesado – Antônio Carlos Jr.
Peso Meio-médio – Ray Cooper III
Peso Leve – Raush Manfio
Peso Pena – Movlid Khaybulaev
Peso Leve Feminino – Kayla Harrison
<h3>Brasileiros</h3>
Peso pesado
Bruno Cappelozza (atual campeão) , Renan Ferreira e Klidson Abreu
Peso meio-pesado
Antônio Carlos Jr. (atual campeão), Bruce Souto e Delan Monte
Peso meio-médio
Gleison Tibau e João Zeferino
Peso leve
Raush Manfio (atual campeão) e Natan Schulte (campeão de 2018 e 2019)
Peso pena
Sheymon Moraes
Peso leve Feminino
Larissa Pacheco e Vanessa Melo
Leia mais sobre UFC
- UFC 272 – Como encontrei odds 50 de valor
- Método de vitória – Não: Uma alternativa para a falta do handicap no UFC
Faça como os 3% dos apostadores lucrativos e comece a se especializar agora mesmo. Por isso, faça parte do meu grupo exclusivo para receber conteúdos de apostas esportivas profissionais.
Escrito por Raphael Brettas