Messi ganha mais um título com a Argentina e ultrapassa Pelé
Em virtude dos últimos acontecimentos, é inegável que Lionel Messi começou este mês de junho com o “pé direito”, isso porque o jogador alcançou na quarta-feira, dia 1º, o seu 38º título e com esse feito ultrapassou Pelé.
Enquanto jogava pelo Barcelona o jogador argentino conseguiu ao todo 34 taças e é o maior goleador e recordista de troféus do clube.
Já pela seleção argentina, o atleta conquistou 3 taças, sendo uma nas Olimpíadas, uma na Copa América e agora, uma na Finalíssima.
Pelo Paris Saint-Germain, o seu atual clube, Messi soma apenas um título, mas vale ressaltar que em sua primeira temporada pelo clube parisiense, o argentino conquistou o Campeonato Francês.
Vale a pena mencionar que algumas listas consideram 40 títulos para o jogador argentino, porém, nessa contagem, é levado em consideração, por exemplo, o Mundial Sub-20, que é uma competição de categoria amadora e também a Supercopa da Espanha de 2005, na qual Messi sequer esteve em campo.
O que é a Finalíssima?
O jogo que proporcionou ao Messi o 38º título em sua carreira aconteceu em Wembley, na Inglaterra, após a vitória da Argentina sobre a Itália por 3 a 0, pela Finalíssima, que é um torneio resultado de uma parceria entre UEFA e Conmebol, que faz uma disputa entre o atual campeão da Eurocopa e o atual campeão da Copa América, que são a seleção italiana e a seleção argentina, respectivamente. Por mais que este torneio parece ser recente, não se engane, pois esta competição não é novidade, pelo contrário, ele já foi competido outras duas vezes, porém tinha outro nome que era a Copa dos Campeões, também conhecida como Troféu Artemio Franchi, em homenagem ao ex-presidente da UEFA que morreu em 1983 em um acidente de carro.
Em 1985, a competição foi entre a França e o Uruguai, no qual a equipe francesa levou a melhor e venceu por 2 a 0, em Paris. Já em 1993, a Argentina, de Diego Maradona, venceu a Dinamarca nos pênaltis após o placar ter ficado empatado em Mar del Plata. Além do jogo que aconteceu este ano, a Finalíssima já tem também mais duas edições confirmadas que serão após a Eurocopa e a Copa América de 2024 e de 2028.
Jogadores com mais títulos da história do futebol
Com 34 anos e a agora com 38 títulos, Lionel Messi ultrapassou o número de títulos de Pelé, considerado o Rei do Futebol, que conquistou 37 campeonatos como jogador profissional e agora Messi ocupa a segunda posição do ranking de jogadores com mais títulos na história do futebol.
O primeiro lugar, até então, é do brasileiro Daniel Alves, de 39 anos que possui 42 títulos oficiais em sua carreira, vale a pena mencionar que o jogador conquistou títulos em todos os times em que passou. Em seguida temos Messi com 38 títulos, Pelé com 37, Iniesta também com 37, Piqué com 36, Maxwell com 35, Giggs também com 35, Vitor Baía com 33, Xavi com 32 e Ibrahimovic também com 32 títulos.
Esses são os dez jogadores com mais títulos na carreira e essa lista conta com três brasileiros, três espanhóis, um argentino, um português, um galês e 1 sueco.
Quem é o melhor jogador dos últimos tempos?
Esse debate de quem é o melhor jogador de todos os tempos, já é velho e com o passar dos anos tem ganhado novos atletas para esta competição. Para muitos, não há outra resposta cabível que não seja Pelé ou Maradona, porém, Messi tem conquistado cada vez mais os jovens que são fãs de futebol.
Não podemos esquecer que Lionel já recebeu sete vezes o Bola de Ouro e é o jogador que mais levou o prêmio, recebendo o troféu em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2021, logo em seguida temos o Cristiano Ronaldo com 5 troféus. Dos últimos 12 troféus entregues, 11 deles ficaram entre os dois.
O atacante argentino também é o maior ganhador do prêmio FIFA The Best na categoria de melhor jogador do mundo, com seis títulos obtidos ao longo da carreira, ele já levou o prêmio em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e a última vez foi em 2019.
Messi é um colecionador de troféus tanto individuais como coletivos, o craque argentino reúne também uma enorme quantidade de gols, são 767 gols em 972 jogos, contando as partidas entre Barcelona, Paris Saint-Germain e Argentina.
No que diz a respeito quando Lionel Messi estava no Barcelona, o jogador disputou 778 partidas oficiais ao longo de sua carreira no clube e marcou 672 gols. Já em La Liga o atleta argentino competiu em 520 partidas pelo Barcelona e marcou 474 gols, ultrapassando o recorde de Gerd Muller em competições nacionais, que foi 365 em 427 jogos pelo Bayern. Atualmente pelo Paris Saint-Germain, Messi tem nove gols em trinta e três partidas.
Já pela Champions League, Lionel Messi conquistou quatro títulos, marcando em duas finais, ambas contra o Manchester United, nos anos de 2009 e 2011, e totalizando 125 gols em 156 partidas no torneio europeu, sendo 120 gols pelo Barcelona e, até o momento, cinco gols com a camisa do Paris Saint-Germain.
Pela seleção da Argentina, apesar de ter sido motivo de críticas em várias ocasiões, Lionel Messi tem 86 gols válidos em 16 partidas oficiais, superando mais uma vez o inesquecível Pelé. Desses 86, são 6 gols em 19 jogos em Copa do Mundo.
Escrito por Paulina Costa
7 Comentários
vljEzUgypdKNfXoQ
nLAOUgdqwa
BPQaSmluIpHiMq
Oi
Redutado di jogo
Hey there! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be ok. I’m definitely enjoying your blog and look forward to new updates.
Hello ! I am the one who writes posts on these topics baccaratcommunity I would like to write an article based on your article. When can I ask for a review?