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Austrália repete Premier League e deve retirar patrocínios de casas de apostas do rugby
qui 02 nov/23

Austrália repete Premier League e deve retirar patrocínios de casas de apostas do rugby


Os clubes da National Rugby League (NRL), principal liga de rugby da Austrália e considerada uma das mais fortes do mundo, estão aderindo a um movimento que visa proibir a publicidade de jogos e apostas na competição. A medida, que inclui o veto ao patrocínio de casas de apostas em uniformes, faz parte de um esforço nacional da Austrália para restringir as promoções relacionadas ao segmento das apostas online. A Ministra das Comunicações do país, Michelle Rowland, está prestes a anunciar um pacote de medidas que podem ter um impacto significativo nas parcerias existentes entre clubes da NRL e as casas de apostas.

A situação vivenciada pelos clubes australianos é semelhante ao que aconteceu na Premier League. Na Inglaterra, os clubes também aceitaram aderir ao movimento de retirada dos patrocínios relacionados com apostas, apesar de seguirem se aproveitando desses acordos de forma temporária. Na NRL, existem clubes representando regiões como Nova Gales do Sul, Queensland, Victoria, o Território da Capital Australiana e a Nova Zelândia. Espera-se que esses times passem por mudanças substanciais em seus acordos de patrocínio. Esses acordos, que geram cerca de US$ 1 milhão por temporada, atualmente são uma fonte crucial de financiamento das equipes.

Cláusulas e clubes afetados

Outra semelhança do movimento realizado pela NRL com a Premier League é uma cláusula que deve ser proposta pelo governo australiano, que a imprensa tem chamado de “cláusula avô”. Esse ponto permitiria aos clubes australianos cumprir os termos de seus acordos atuais com as casas de apostas, ao mesmo tempo em que lhes concederia a flexibilidade de buscar novos patrocinadores. Isso surge no contexto de discussões que clubes como o Manly Warringah Sea Eagles tiveram com casas de apostas como a PointsBet e a NRL, visando se preparar para as mudanças vindouras.

Além da proibição de anúncios nas camisas dos clubes, o debate sobre as mudanças na política de publicidade australiana tem sugestões de restrições à publicidade de jogos e apostas em outros locais, como rádio, áreas próximas a escolas e outdoors, o que a imprensa analisa como uma representação do esforço governamental para reduzir a exposição de crianças e jovens a conteúdos relacionado a apostas, pauta que tem sido debatida não somente na Austrália, mas em outras regiões do mundo.

As mudanças devem afetar 12 dos 17 clubes da NRL. Esse é o número de equipes que, atualmente, detém parcerias com empresas de apostas esportivas, incluindo clubes importantes como o Penrith Panthers e o Cronulla Sharks, cujos estádios também levam os nomes de casas de apostas esportivas. O futuro dessas parcerias e dos nomes dos estádios desses clubes, fruto de transações financeiras milionárias, segue sendo incerto, principalmente do ponto de vista que o governo australiano avalia seguir estendendo as restrições.

 Como equilibrar?

O debate em torno da proibição da publicidade de jogos e apostas nos clubes da National Rugby League (NRL) é um tema complexo e que gera uma série de considerações importantes. Este debate não é exclusivo da NRL, ele também está em pauta em várias regiões do mundo, incluindo o Reino Unido. Encontrar um equilíbrio entre a busca por uma maior proteção aos jovens e o financiamento dos clubes é desafiador. Penso que qualquer tipo de decisão desse tipo precisa ser cuidadosamente pensada.

Os reguladores acreditam que, como ponto positivo, a restrição da publicidade de jogos e apostas pode proteger os consumidores, principalmente os jovens, da exposição excessiva ao jogo. Se torna muito difícil contestar isso, principalmente ao considerarmos o potencial prejudicial do jogo descontrolado. Por outro lado, a proibição da publicidade relacionada às apostas pode ter um impacto financeiro significativo nos clubes, que muitas vezes dependem desses contratos para sua sustentabilidade econômica.

O exemplo do Reino Unido, onde clubes da Premier League concordaram em abandonar empresas de jogos de azar, demonstra que este é um debate global e em evolução. Penso que o impacto de uma mudança desse tipo na Premier League pode ser menor quando comparado a NRL. Apesar de ser uma liga muito grande e importante do rugby, quase nada no meio esportivo pode ser igualado a Premier League. O ponto que eu quero dizer é que pode ser naturalmente mais fácil para clubes de futebol ingleses encontrarem parceiros alternativos às casas de apostas, apesar dessa missão não ser assim tão simples. Contudo, e os clubes da NRL? Será que terão a mesma “facilidade”? Como equilibrar essa situação?

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Escrito por Sérgio Ricardo Jr

 

 

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